quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cirurgia bariatrica: Fazer ou não fazer?

Muitas gordinhas e gordinhos que conheço sonham com a tão famosa cirurgia de redução de estomago. Principalmente depois que o assunto caiu na boca da mídia.
Mas a mídia fala só das coisas boas e fantasticas nesse mundo mágico dos operados da cirurgia bariátrica Já que tecnicamente ela seria a solução de todos os problemas, o jeito mais pratico e certeiro de emagrecer rapidamente e melhor, definitivamente! Certo?
Nem sempre.

Como eu sei disso? Bom, eu já fiz. Em 2008 eu passei por este procedimento cirúrgico porque estava no auge da minha obesidade. Tinha 19 anos e pesava 115 kg.
A minha cirurgia foi rápida, simples e a principio, senti pouquíssimas dores, o que me fez realmente acreditar que eu teria uma ótima recuperação, e seria perfeito.
Mas não foi bem assim...
Pra começar, eu fiquei semanas dependendo de outra pessoa pra TUDO, porque estava tendo reações estranhas ao cicatrizante que me foi passado. Eu mal podia caminhar, porque sentira tonturas fortes, tinha crises de tremedeira, e suava frio o dia inteiro.. Nem banho eu conseguia tomar sozinha, porque não conseguia ficar de pé.
A alimentação era um PESADELO. Eu só tomava suco de maçã e água de coco. Tomei tanta, mas tanta água de coco, que hoje eu nem posso ouvir falar na dita cuja!
A mudança na rotina alimentar por ser muito rápida e violenta, não nos dá um tempo de adaptação. Por exemplo, se ontem eu comia 3 pães no café do manhã, hoje eu era obrigada a tomar 5 ml de suco de melancia, e me dar por satisfeita.
Era um choque! O meu corpo se satisfazia com aquele suquinho, mas a minha mente não.
Eu queria tanto comer, que chegava a sonhar com comida. Sonhar literalmente.
Bom, mas finalmente veio a primeira compensação: Menos 10 kg com 15 dias de cirurgia.
Caramba, eu nunca tinha ficado tão feliz por subir em uma balança! Rs
E aí sim, toda a tortura pareceu mais aceitável. Porque eu finalmente entendi que era por um motivo de força maior! E continuei na minha luta.
No final das contas, eu perdi 35 kg. Sim, APENAS 35 kg.
Vivia ouvindo casos de pessoas que tinham perdido 50, 60, 80 kg, mas eu parei nos 35.
Não consegui perder nem mais uma graminha disso.
Claro que eu fiquei péssima! Chorava oceanos por não entender porque eu, porque tinha que ser comigo! Ficava me lamentando por todo o sacrifício que eu fiz pra conseguir aquilo, que eu tinha me mutilado, que eu tinha permitido que tirassem um pedaço de mim pela realização de único sonho, e pra quê? Pra nadaa?

Pobre menina, só muito tempo depois que eu vi entender os planos dos céus. rs
Minha vida mudou sim, completamente! Mesmo não tendo emagrecido o tanto que queria.
Eu deixei de vestir 54, pra vestir 48!
Graças a minha cirurgia, eu fui obrigada a mudar totalmente a minha alimentação, e finalmente eu tinha hábitos saudáveis, praticava esportes, estava com a minha auto-estima super elevada, e me sentia muito bem comigo mesma.
Então, como eu podia me lamentar?

Antes e depois. :]

MUITA coisa que precisa ser analisada antes de se decidir por essa cirurgia. É um procedimento que não tem volta. É uma cirurgia simples, mas também é muito perigosa, tanto pra o corpo, quanto pra mente. Conheço casos de pessoas que não conseguiram se adaptar, que ligavam de madrugada para o medico, chorando, implorando por “seu estomago de volta”.

E mesmo quando dá tudo certo, nem tudo “dá certo”, porque EXISTEM SIM muitas coisas negativas que ninguém conta, que ninguém diz que vai te acontecer.
Eu por exemplo, dois anos depois de ter feito a cirurgia, ainda não consigo comer carne. Sim, praticamente virei uma vegetariana forçada, porque a carne simplesmente não desce!
Uma vez eu quase fui parar no hospital, porque um pedacinho de carne ficou presa no “canal”, e eu não estava conseguindo respirar. ‘-‘
Desde de que fiz a cirurgia, eu também não posso comer nada muito doce. NADINHA.
Quando eu como, eu fico SUPER enjoada, a minha pressão baixa.. é a treva!
Não consigo comer pão, nem nenhum tipo de massa muito pesada, porque não “desce” nem a pau!
E infelizmente ainda tem mais. Eu vomito TODOS OS DIAS.
Não é sempre, não é em todas as refeições, é claro. Mas em algum momento do meu dia, o meu estomago reage, e rejeita o que eu comi, me obrigando a vomitar.
Já passei vergonhas absurdas em festas, restaurantes.. que prefiro nem comentar.
Não é brinquedo não minha gente!

Mas meu objetivo com esse post de hoje não é convencer ninguém que vale a pena, nem convencer ninguém a desistir da cirurgia. Longe de mim! Apesar dos pesares, foi uma coisa muito boa pra mim. A questão é que eu quero, por experiência própria deixar claro que nem tudo são flores, que pode dar certo, e pode não dar. Que pode ser fácil, mas pode não ser.
Que TODO o sacrifico pode ser valido, mas também pode não ser.

Então se está querendo fazer, pense com muito carinho. :]
Converse bastante com seu medico, [porque o meu não me falou dos “contras”. Alias, ninguém fala.] Pergunte TUDO pra ele, e torça pra que ele seja sincero.
Procure outras pessoas que fizeram, converse, questione...
Faça consciente, e boa sorte! ;}

Beijos e até a próxima!

fonte:
http://todagordinha.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-13T07%3A16%3A00-08%3A00&max-results=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário