Mulheres costumam ser bastante inseguras. Mesmo aquelas que não estão necessariamente “acima do peso”. Existe uma pressão constante sobre ser sempre o melhor possível, estar sempre impecável, nunca engordar uma grama, ser a melhor da turma, a mais bonita do escritório, ser sempre superior a ex namorada do companheiro atual, enfim, a mulher como a criatura competitiva e perfeccionista que costuma ser, sempre se sente insegura em algum momento da vida.
Nós gordinhas normalmente temos isso ainda com mais evidencia. Gordinhas tem fama de serem inseguras; É quase como uma marca registrada. E vamos combinar que isso é péssimo! Conviver com essa condição, transformar a insegurança numa coisa comum e corriqueira, como se fizesse parte da nossa personalidade, não é uma coisa que uma mulher orgulhosa, satisfeita e feliz com a vida que leva tome como opção.
Insegurança definitivamente não é uma coisa que eu quero pra mim.
E tenho certeza absoluta que é algo que ninguém quer pra si mesmo.
Se você tem o seu cargo em seu emprego, é porque você o merece e é boa o suficiente para estar nele.
Ou seja, não há motivos para insegurança ou medo.
Você está exatamente onde deveria estar!
Se o seu namorado deixou a ex e escolheu estar com você, é de você que ele gosta. É por você que ele se sente atraído, e foi com você que ele decidiu viver. Ou seja, você é boa o suficiente para ele, bonita e maravilhosa aos olhos dele, que é quem mais importa nesta situação.
E é dessa maneira que você precisa pensar em todos os momentos! Tudo o que é seu, te pertence.
E você não tem nenhuma razão para se sentir insegura, porque é o seu território, e é você quem tem o controle da situação.
Mas se todo este meu discurso não foi suficiente, vai aqui algumas ótimas dicas de auto estima!
Ajudou a mim, e espero que sejam úteis para vocês também.
Para começar, busque a auto-estima DENTRO DE VOCÊ. Banho de loja ou carro novo podem ser momentaneamente prazerosas, mas não recuperam a auto-estima.
Procure o auto conhecimento. Quais são as suas qualidades? Seus pontos fortes? Quais são seus limites? Como isso a preocupa, e o que faz diante desses limites?
Pratique a auto-aceitação incondicional. Incondicional não quer dizer “passivo”. Você pode ter déficits em alguns assuntos, mas isso não a desqualifica como pessoa.
Auto-aceitação incondicional quer dizer ser “sua melhor amiga”, mesmo não sendo perfeita. Mas se você não está satisfeita com seus déficits, vamos ao mandamento maior.
NÃO SE LAMENTE! FAÇA!! Transforme os lamentos em ação. Estabeleça metas viáveis e vá atrás. Persevere e não se compare com ninguém!
Diga “não” ao perfeccionismo. Faça o melhor que puder. Procure melhorar sempre, mas não seja algoz de si própria. Assuma o risco do erro. Erros não são insucessos. São oportunidades de aprendizagem. Errou? Corrige!! Caiu? Levanta!!
Quando almejamos a perfeição estamos a um passo da frustração.
Redescobrir a auto-estima habitualmente é um processo longo. Mas vale a pena!
Achou complicado? Quer começar com algo mais simples?!
Então vamos lá!
1. Arrume seu armário e deixe apenas as roupas que lhe servem e que você gosta. Isto demonstra auto-aceitação, importante para quem quer se cuidar e melhorar a auto-estima.
2. Faça diariamente algo que te deixe feliz;
3. Compre um creme hidratante ou óleo de banho e passe todos os dias pelo corpo todo após o banho. Isso faz com que você tenha a idéia exata do seu corpo ( ajuda na auto-imagem ) e sinta-se bem com ele.
4. Preste atenção em si mesma e valorize-se em outros aspectos como a personalidade, uma parte do corpo de que gosta. Procure ter em mente as suas qualidades.
5. Cuide sempre de sua pele e cabelos. Você vai se sentir mais cuidada e bonita e isso aumentará sua autoconfiança.
6. Escolha as roupas que vai usar no dia, combine cores, tecidos e modelos. Não use a primeira que estiver em sua frente.
7. Compre um espelho de corpo inteiro. Chega de se olhar só do pescoço para cima.
A auto-aceitação é o melhor caminho para você adquirir autoconfiança.
8. Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja. Perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Culpar-se, xingar-se, não vai resolver este problema, só faz com que você abaixe ainda mais a sua auto-estima.
9. Comece a praticar algum esporte ou caminhada. Quando sentimos que estamos nos cuidando, nossa autoconfiança aumenta.
10. Seja mais exigente. Escolha sempre o que quer para você. Desde a alimentação até suas companhias, trabalho, passeios, etc. Você não é qualquer coisa! Você sempre tem escolhas!
11. Ria de si mesma
Não leve tudo a ferro e fogo e não se leve tão a sério! Às vezes, dar risada das situações difíceis é a melhor forma de solucioná-las. Lembre-se: bom humor é um sinal claro de auto-estima.
12. Fuja das fofocas
Se você tem o péssimo costume de fofocar, vai achar que todas as suas amigas fazem o mesmo, falando mal de você pelas costas. Esse hábito enfraquece sua confiança nas pessoas. Deixe a vida dos outros de lado e valorize mais a sua.
13. Jogue fora e fuja de todas as revistas e programas de televisão que mostram corpos definidos e esculturais como sinonimos de felicidade.
14. Defenda suas opiniões
Deixe a timidez de lado. Todos gostam de vermelho, e você do amarelo? Mantenha seu ponto de vista.
15. Agradeça pelo que tem
Faça uma lista das coisas boas da sua vida ? uma casa confortável, filhos saudáveis, um marido companheiro, um emprego bacana. Tudo isso vai ajudar você a refletir sobre o que conquistou e o que planeja para o futuro.
16. Use sempre batom, assessórios como brincos, anéis, etc., mesmo que vá ficar em casa. Não se arrume apenas para os outros e sim, principalmente para você. Isso será importante para que você sinta-se sempre arrumada e assim sua auto-estima fica sempre em um nível bom. 17. Aprenda a aceitar elogios. Pessoas com baixa autoconfiança não acreditam quando alguém as elogia. Analise o elogio e veja o que tem de verdade e que você é quem não acha.
Resultados da auto-estima elevada
- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário